Por quê?
Lá é considerado o armário refrigerado (como o próprio nome indica), dos alimentos que ingerimos. Para uma alimentação saudável precisamos ter certos tipos de cuidados também com os aparelhos que nos servem.
Cozinhar com segurança significa ter atenção especial para eliminar os riscos provocados por agentes externos. Por esta razão, limpar a geladeira é uma tarefa de extrema importância na cozinha. De nada adianta achar que geladeira não precisa ser limpa. Precisa sim, toda a semana, um dia antes de ser feita a compra do sacolão: das frutas, das verduras, dos legumes, dos ovos, das carnes, dos embutidos, dos queijos. Quanta coisa!
Higienizar as verduras de folhas, com paciência, em água corrente. Colocar em um recipiente com água, com suco de limão ou vinagre, deixar alguns minutos e depois secá-las em tigelas giratórias e colocar em vasilha (essa pode ser de plástico), entremeada com toalhas de papel para absorver o restinho de água que ainda houver. As saladas cruas pedem cuidado especial, limpezinha rápida, nem pensar.
Existem vasilhas adequadas e testadas por profissionais técnicos que, essas sim, podem ser apropriadas da geladeira. Por favor, vasilhas de plástico somente para alimentos secos, que ainda não foram ao fogão. As que melhor protegem os alimentos são as vasilhas de vidro, podem ser facilmente lavadas , desengorduram com facilidade (nada que uma água bem quente não resolva!), e o que é melhor de tudo, não ficam infectadas por causa da contaminação cruzada.

Nenhum comentário:
Postar um comentário