quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O que é Esporão Calcâneo?

- causas
- Como Tratar




O osso do calcanhar é o maior osso do pé e o que absorve a maior parte dos choques e da pressão exercidos sobre os pés. O esporão calcâneo se desenvolve a partir do crescimento irregular do osso do calcanhar. São depósitos de cálcio que se formam quando a fáscia plantar é tensionada na sua inserção no calcâneo, resultando em uma saliência óssea. A fáscia plantar é uma faixa ampla de tecido fibroso localizado ao longo da superfície inferior do pé que vai do calcanhar até o ante pé. Esporão calcâneo pode causar muita dor no calcanhar, especialmente quando em pé ou andando.

Causa:

Esporão calcâneo se caracteriza por um crescimento irregular do osso do calcanhar devido ao excesso de tensão na fáscia plantar, degeneração mecânica do coxim gorduroso que perdeu seu papel amortecedor, pronação ou hiperpronação do pé (mais frequente), obesidade e sobrecarga profissionais ou esportivas.

Tratamento e Prevenção:

O tratamento adequado do esporão calcâneo é determinar a razão do estiramento da fáscia plantar. Se o problema estiver na pronação (pés chatos), uma palmilha personalizadacom apoio no arco longitudinal e com suporte na parte posterior do pé é uma maneira eficaz para reduzir a pressão no arco, aliviando a dor.

Outros tratamentos comuns incluem alongamentos, perda de peso, uso de calçados com bom amortecimento no calcanhar e elevação do calcanhar com o uso de uma base ou palmilha para o calcanhar. Esses tratamentos amortizam o choque e reduzem a pressão durante as atividades cotidianas.

Se o problema persistir, consulte seu ortopedista.



terça-feira, 23 de novembro de 2010

SER MÃE É .........

Ser mãe: É Achar a cor rosa bonita
Ser mãe: É esquecer-se de almoçar…
Ser mãe: é deixar de comer para dar ao filho.
Ser mãe: É Comer restos do pratinho
Ser mãe: É tirar foto de tudo…
Ser mãe: É morrer de medo de tudo!
Ser mãe: É tirar 144 fotos em meia hora todas dos filhos. Um bocejo é um click!
Ser mãe: É cantar a música do Hi-5 mesmo quando está sozinha “Agora pare, olhe e ouça curtindo o ritmo…”
É Não conseguir ir ao banheiro sozinha
Ser mãe: É acordar a madrugada toda pra ninar e amamentar
Ser Mãe: É receber o maior sorriso do mundo, mesmo estando toda descabelada e desarrumada.
Ser mãe: É ter a vida completamente mudada por um serzinho tão pequenino…
Ser mãe: É nascer de novo e aprender a viver junto com seu bebê.
Ser mãe: É carregar o coração fora do peito e só ter cabeça e olhos para seu filho.
Ser mãe: É ver uma blusa de R$50,00 e achar caro e ir à loja ao lado e gastar R$50,00 em algo pro seu filho e ficar feliz da vida.
Ser mãe: É descobrir que há muito mais legumes e verduras do que você imaginava…
Ser mãe: É saber de verdade o que significa a palavra AMOR, incondicional!!!
Ser mãe: É conseguir manter um diálogo por mais de 30 minutos sobre marcas de fralda.
Ser mãe: É descobrir que você não lavou o rosto nem escovou os dentes às 14h
Ser mãe: É não ter tempo nem de tomar banho., mas ter muito tempo pra tirar milhares de fotos, do seu bebê
Ser mãe: É passar o dia de pijama.
Ser mãe: É perder o nojo de cocô e de caca de nariz
Ser mãe: É saber diferenciar: Tyrone, Unyqua, Pablo, Tasha e Austin
Ser mãe: É conseguir assistir um pouco de TV quando todos já estão dormindo, lá pela meia-noite.
Ser mãe: É mudar os sonhos de consumo para milhares de coisas para a filha.
Ser mãe: É desvendar a língua estranha que seu filho fala.
Ser mãe: É morrer de sono e ao invés de dormir quando a filha dorme, ir pro Twitter. E morrer de arrependimento de manhã.
Ser Mãe: é ter apenas um canal na tv, Discovery Kids
Ser Mãe: É Brincar, Dar Banho, Almoço, janta e ainda twittar!
Ser mãe: É Se emocionar (muito) com qualquer coisinha que seu filho faça!!!
Ser mãe: É saber a programação infantil de cór e ver os mesmos desenhos repetidos!!!
Ser mãe: É fazer qualquer coisa boba e o filho gargalhar!
Ser mãe: É tomar banho com a porta do banheiro aberta!
Ser mãe é você esperar nove meses por uma pessoinha, com a certeza que ela veio parta te fazer muito, muito feliz. É você vibrar há cada sorriso, há cada gesto novo que essa pessoinha virá a fazer, que para você será um momento mágico, será uma vitória para ele e para você, pois você fez parte desse instante.
Ser mãe, é você ficar admirando o sono de seu filhote imaginando como será o seu futuro, e com os olhos cheio de lágrimas, você reza nesse momento para que tudo de certo em sua vida, e você sabe que essa pessoinha nem sempre vai poder estar bem protegida nos teus braços, por que em algum momento de sua vida ele terá que seguir sua vida e aprender a andar com suas próprias pernas.
Em fim! Ser mãe, é agradecer há Deus todos os dias, por ele ter dado a nós o dom divino de gerarmos o ser que nos fará a pessoa mais feliz do mundo e nós transformarmos nessa pessoa maravilhosa que é “mãe” palavra tão pequena com significado infinito.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

10 Dicas de como Economizar no Casamento

Uma festa de casamento bonita, não significa necessariamente que a festa tem que ser cara. Com um pouco de cuidado e atenção a pequenos detalhes, você pode economizar em alguns itens e fazer a sua festa ser um sucesso. Quer fazer uma festa de casamento barata? Veja nossas idéias, dicas e sugestões de um casamento sem muitos gastos.

Convites de Casamento
Façam vocês mesmos seus próprios convites de casamento. Os convites não precisam ter muitos detalhes desnecessários –lembre-se que a maioria dos convidados recebem os convites e só vêem naquele momento, depois ele vai pro fundo da gaveta ou pro cesto de lixo. A simplicidade também fica de bom gosto. Você pode ser a calígrafa dos seus convites se tiver uma letra bonita e fique atenta aos erros de ortografia –se não quiser fazer à mão, faça no computador, existem várias fontes grátis e muito bonitas para serem usadas num convite (duas fontes muito utilizadas são Antique Roman e London Script). Ah, e não esqueçam de como direcionar os convites de maneira correta aos seus convidados.

Ajuda dos Amigos
Aceite ajuda das amigas e familiares. Todos irão se sentir especiais em compartilhar esses momentos. Aceite, por exemplo, uma casa de algum amigo que seja bonita e que comporte uma festa ou aceite a ajuda de alguma pessoa próxima que tenha dotes culinários para fazer os docinhos, salgadinhos, bolo da noiva, bem casados, etc. Não esqueça de sempre agradecer o carinho das pessoas que estão lhe ajudando. Ofereça um jantar especial em sua casa logo após a lua de mel. Todos ficarão muito felizes

Comida
Os horários mais baratos para se fazer a recepção são de manhã e a tarde. Ao invés de servir um jantar completo, você poderá servir um coquetel ou um Bolo com Champanhe com uma mesa de frios, o que torna uma recepção mais leve –também para o bolso. Sem falar que a redução de bebidas alcoolicas nesses horários, diminuem bastante no orçamento.

Bebidas
Uma opção para inovar nas bebidas, é usar o champanhe com vários tipos de sucos naturais formando assim os coquetéis de diversos sabores e cores. Além de gostoso, visualmente fica muito bonito. Saiba também o cálculo certo de bebidas para uma festa para não faltar e nem sobrar.

Bolo e Doces
Em alguns casamentos, muitas vezes o bolo da noiva sobra. O motivo é que, com tantos doces, o bolo acaba sendo dispensado. Então, a sugestão é que diminua a quantidade de doces para poder distribuir o bolo do casamento aos seus convidados. E os doces nem farão falta –mas não deixe de tê-los à sua mesa, ok? Voltando ao bolo de casamento, encomende dois, um bem bonito para cortarem na hora das fotos e o outro de mesmo sabor, só que menos elaborado e sem efeites (mais barato) para oferecer com uma calda de chocolate aos convidados.

Fotografia
Reúna vários amigos e convidados e peçam pra que eles tirem várias fotos do seu casamento. Hoje em dia, as máquinas digitais fazem milagres e tiram fotos com bastante qualidade. Mas é sempre aconselhável ter algum fotógrafo profissional para se ocupar dessa tarefa. Você pode economizar juntando ao álbum as fotos de seus amigos, poupando na quantidade de fotos do profissional. Para um efeito mais artístico, tire fotos em preto e branco ou sépia. Não se esqueça de estar sempre bem para poder sair nas fotos.

Música
Evite as bandas e djs, para quem prefere um casamento barato. As grandes bandas e dj’s cobram um valor relativamente alto para uma festa de casamento. A opção seria uma música ambiente, ou algo mais íntimo como amigos músicos que possam tocar alguma música que os noivos queiram. Você pode também improvisar um dj, gravando as suas músicas prediletas e tocá-la na sua recepção. Se alguém na família souber cantar, convide-a para fazer uma apresentação na cerimônia.

Decoração das Mesas
Troque os tradicionais centros de mesa florais por ramos de cereais (trigo, por exemplo), pinte os galhinhos com spray prateado. Use ervas aromáticas, como alecrim, cereja, maças. Fica um charme. Uma outra opção é que você mesma faça seus arranjos.

Lembrancinhas do Casamento
Economize nas lembrancinhas do casamento comprando lembranças mais baratas, que tenham a ver com a cara dos noivos. Ou, se preferir, invista nos bem-casados como lembrancinha e envolva-o em uma embalagem bem caprichada que você mesma pode fazer.

Lua-de-Mel
Pesquise antecipadamente o pacote de lua-de-mel. Não vá só pelos lugares “da moda”, existem outras opções muito mais baratas e que irão aproveitar da mesma forma. Veja também que os meses de dezembro, janeiro, junho e julho são os meses mais caros para viajar.



quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O QUE É SER MÃE ?

Pedi autorização para a Lia Rauber da Silva para divulgar o texto abaixo aqui no blog. Ele foi publicado no Diário de Santa Maria de 24 de junho. De uma sensibilidade apurada, sintetiza a renovação que todas nós, mães, vivenciamos no dia a dia dessa missão ímpar.

O processo de ser mãe é a maior experiência de minha vida. Durante minha gravidez, curti muito meus filhos, amando-os, sem nem mesmo os conhecer.
Ser grávida era ter a serenidade e tranquilidade maior, porque pensava e sentia emoções muito fortes e prazerosas o tempo todo. Era a gravidez normal de uma gestante sadia e feliz.
Com os filhos nascidos, aprendi as diferenças entre seres humanos irmãos, nascidos totalmente dependentes, que à medida que crescem e desenvolvem, aumentam suas capacidades e seus talentos vão aflorando. Ser mãe, passou a exigir de mim tempo, dedicação, estudo, mudanças de hábitos e, principalmente, a prestação de cuidados.
Ser mãe me fez renovar constantemente. Passei pelo tempo do colo, dos primeiros passos, ao de vê-los andar sozinhos. Da amamentação, um pouco frustrante, de apenas dois meses, passei às incertezas da alimentação artificial.
Teve o tempo da higienização, com fraldas, babeiros, aprendizado do controle de esfíncteres; tempo dos choros, birras, baldas, brigas e do sono e repouso tranqüilos.
Teve o tempo de ninar, cantar cantigas, ler historinhas infantis, contar repetitivamente e da mesma forma, as mesmas histórias, mas também também chegou o tempo de ouvir suas peripécias, seus medos, inquietações e suas conquistas.
O tempo das brincadeiras dentro e fora de casa: balanços, esconde-esconde, corridas, saltos, joguinhos…
Tempo do sim e do não, de impor limites, quem sabe nem sempre necessários ou adequados ao momento…
Teve o momento doloroso de ir trabalhar e ter de deixá-los, às vezes aos prantos, chamando “mamãe”. Assim como teve o tempo de deixá-los na escola, com pessoas com quem apenas estavam começando a conviver.
Chegou também o tempo de ser sua fã incondicional, pelas muitas coisas lindas que faziam em casa, na casa de familiares, na escola, aplaudindo-os sempre como os melhores filhos do mundo.
Hoje, chegou o tempo de aplaudi-los pela sua independência, e embora o ninho possa estar vazio, o coração está transbordante de laços filiais entrelaçados pelos braços do amor.
Com os filhos aprendi a amar mais e ser mais amada! E isso para mim é ser mãe.

Lia Rauber da Silva

sábado, 6 de novembro de 2010

TPM SOB CONTROLE.

Quando a mulher está "naqueles dias" parece que não há remédio que resolva o malestar. Parecia, pois uma nova geração de anticoncepcionais chega ao mercado prometendo amenizar os sintomas da TPM, reduzindo a irritabilidade própria desse período e melhorando a auto-estima feminina

POR ANDRÉ LIMA

Dor de cabeça, cólica, cansaço, depressão e ansiedade. Acrescente a esse caldeirão inchaço nos pés e nas mãos, dores musculares e, para piorar, sensibilidade à flor da pele. Esses são apenas alguns dos sintomas desagradáveis da TPM (tensão pré-menstrual), sentidos por grande parte das mulheres em idade reprodutiva entre sete e dez dias antes da menstruação.

Os efeitos da TPM, segundo boa parcela dos ginecologistas, não são nada benéficos à saúde da mulher. A síndrome afeta as relações amorosas e o desempenho profissional de 80% das brasileiras. “O impacto nas atividades cotidianas é maior quando os sintomas físicos e emocionais estão presentes”, diz o ginecologista Carlos Alberto Petta. Esses dados, ainda preliminares, são apontados pela pesquisa Tensão pré-menstrual: perspectivas e atitudes de mulheres, homens e médicos ginecologistas no Brasil, realizada com 860 mulheres com idade entre 18 e 35 anos.

Inédito no País, o estudo está sendo tabulado por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do Centro de Pesquisas em Saúde Reprodutiva de Campinas (Cemicamp), com patrocínio da Bayer Schering Pharma (veja quadro À flor da pele). Em outra frente de trabalho, o laboratório desenvolveu o anticoncepcional Yaz, que promete melhorar os sintomas da TPM.

SINTOMAS AFETAM VIDA AMOROSA
E PROFISSIONAL DE 80% DAS BRASILEIRAS

Irritação reduzida
A novidade desse anticoncepcional, segundo o ginecologista José Bento de Souza, é proporcionar a estabilidade da flutuação hormonal feminina. Assim, a cada ciclo menstrual, o aumento ou a diminuição dos hormônios torna-se menos gritante. De acordo com o especialista, o uso de 24 pílulas e a pausa de quatro dias entre as cartelas permitem que o composto de drospirenona, presente no medicamento, atue por todo o ciclo menstrual. “Esta substância controla o período menstrual e diminui o fluxo intenso de sangramento”, explica Souza, com base nos estudos clínicos realizados com Yaz.

De acordo com as avaliações, 48% das 450 pacientes entrevistadas tiveram os sintomas severos da TPM – tais como cólicas menstruais, acne e seborréia, excesso de peso de distribuição anormal e inchaço provocados pela retenção de líquido — reduzidos pela metade. Além disso, melhoraram as reações emocionais como irritabilidade e depressão e as relações sociais. A pílula, afirma o ginecologista, protege a massa óssea e os cabelos e previne endometriose (maior causa de esterilidade na mulher), anemia, câncer e cistos no ovário.

Efeitos colaterais
O anticoncepcional é contra-indicado para mulheres que têm ou já tiveram câncer de mama, para as portadoras de hipertensão grave, diabetes, problemas hepáticos e tromboembolismo e para as mulheres com mais de 35 anos que fumam ou apresentam características que aumentam o risco de trombose ou infarto. “Os efeitos colaterais geralmente se manifestam em menos de 3% dos casos. Pode haver sangramentos inesperados, pequenas alterações nos vasos das pernas e dor de cabeça, que são uma adaptação ao método. Por isso, antes de tomar o medicamento, é preciso consultar o médico”, reconhece Souza.

QUAL O GRAU
DA SUA TPM?
sintomas emocionais
sintomas físicos

Os sintomas aparecem de sete a dez dias antes da menstruação (fase lútea) e desaparecem poucos dias após o início do fluxo menstrual. Mas quem convive com a forma mais severa da TPM, chamada de síndrome disfórica prémenstrual (SDPM), tem a qualidade de vida afetada negativamente durante esse período, com interferências nas atividades sociais e na produtividade profissional. Para saber se este é o seu caso, marque os sintomas físicos e emocionais que acometem você antes do ciclo menstrual. “Pacientes que apresentam pelo menos cinco desses sintomas, sendo um deles obrigatoriamente emocional, nos últimos sete ciclos menstruais podem estar convivendo com um grau severo de TPM”, explica o ginecologista Carlos Alberto Petta.

Irritabilidade

Depressão ou desespero

Ansiedade e tensão

Tristeza repentina

Choro

Raiva e fúria

Oscilações súbitas de humor

Dificuldade de concentração

Baixa auto-estima

Falta de energia

Desinteresse nas atividades habituais

Fadiga

Dor de cabeça (cefaléia)

Inchaço dos pés e das mãos

Dor nas mamas

Distensão abdominal

Cólicas

Alteração do apetite

Dor nas articulações e nos músculos

Alteração do sono (aumento do sono ou insônia)

Menstruar menos ou mais
A questão está longe de ser consensual entre os especialistas. Para boa parte dos médicos, a menstruação é o melhor sinal do bom funcionamento do organismo feminino. Assim, sabe-se que o óvulo não foi fecundado. Outra parte, porém, considera sangrar uma opção da mulher. O grupo dos contrários à falta de menstruação por causa de um anticoncepcional argumenta que essa suspensão inibe o importante papel sinalizador do sangramento, que pode indicar algo errado no corpo feminino, como problemas nas glândulas tireóide e suprarrenal.

Os favoráveis à supressão não vêem nenhum mal a longo prazo. “Há mais de 100 anos, as mulheres passavam a vida quase sem menstruar porque engravidavam e amamentavam mais. A falta de sangramento nunca fez mal à saúde feminina”, diz o ginecologista Luis Bahamondes, professor titular do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

PARA BOA PARTE DOS MÉDICOS, A MENSTRUAÇÃO É O MELHOR SINAL DO BOM FUNCIONAMENTO DO ORGANISMO FEMININO. OUTROS, PORÉM, CONSIDERAM SANGRAR UMA OPÇÃO DA MULHER

FOTOS: SHUTTERSTOCK

SOLUÇÕES SIMPLES
QUE AJUDAM A PREVENÇÃO

A TPM pode ser prevenida com simples mudanças na dieta e no estilo de vida:
*Evite café, chocolate em excesso, bebidas alcoólicas e alimentos condimentados.
*Faça exercícios físicos aeróbicos, como caminhar rapidamente de 3 a 5 quilômetros por dia, três a quatro vezes por semana.
*Faça atividades lúdicas, para reduzir o estresse. *Consuma alimentos à base de soja, que têm efeito estrogênico.

À FLOR DA PELE

De acordo com a pesquisa realizada em parceria pela Unicamp e Cemicamp, a TPM deixa as mulheres à beira de um ataque de nervos. Em 95% das que afirmam ter – ou já ter tido – TPM, a síndrome pré-menstrual provoca sintomas físicos e emocionais. Mesmo assim 58,2% delas ainda não haviam consultado um médico.

PRINCIPAIS QUEIXAS:
85,4% : NERVOSISMO E ANSIEDADE;

81,9% : ALTERAÇÕES DE HUMOR E CHORO FÁCIL

77,3 % : IRRITAÇÃO

77,6 % : DORES NO CORPO E INCHAÇO NAS MÃOS E NOS PÉS

70,7%: CÓLICAS FREQÜENTES;

65,8% : DOR DE CABEÇA

O estudo visa investigar, entre outros aspectos, como a TPM afeta a qualidade de vida e o dia-a-dia das mulheres e quais medidas elas adotam para lidar com os sintomas da síndrome. O levantamento será realizado com um total de 1,2 mil mulheres de todo o Brasil, englobando as cinco regiões do País. O próximo passo é averiguar a opinião dos homens sobre a TPM e o que eles fazem para lidar com o problema. Os resultados devem ser concluídos no segundo semestre deste ano.