sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Faz Mal Dormir com os Cabelos Molhados?

Mesmo sendo bastante comum, em especial entre as mulheres, dormir com os cabelos molhados ainda é um costume que divide opiniões. Pois, ainda existe a crendice de que isso não é um bom hábito. Aliás, quem nunca ouviu, seja da mãe ou avó, que isso poderia causar algum problema de saúde?

A verdade é que o mito de dormir com o cabelos molhados faria mal a saúde ainda é controverso dentro da área médica. Alguns especialistas afirmam que o hábito não oferece nenhum risco, com a alegação de que o tempo que o cabelo leva para secar seria o mesmo com a pessoa dormindo ou acordada.

Porém, do outro lado estão os dermatologistas e muitos cabeleireiros que desaconselham a prática, que poderia ser prejudicial tanto para a saúde, com o risco de um resfriado ou uma constipação, por exemplo, como para os próprios cabelos, uma vez que podem ser porta aberta para adquirir fungos. Isso acontece porque os microorganismos normais do couro cabeludo podem se multiplicar mais rapidamente ao deixar a cabeça úmida por longos períodos. Sendo assim, esses microorganismos se proliferam rapidamente na presença de água e podem favorecer o aparecimento de caspa, coceira e micose.

Dormir com os cabelos molhados não faz com que os fios apodreçam, porém os deixam mais frágeis, devido ao atrito com a fronha do travesseiro, que pode quebrar e danificar os fios de cabelo. Pois a umidade no couro cabeludo é propícia ao aparecimento de bactérias, resultando até mesmo na queda do cabelo.

Portanto, dormir com os cabelos molhados não faz mal a saúde em geral, mas, sim, a das madeixas. Para garantir sempre a saúde e beleza dos cabelos, é necessário deixá-los respirar e dormir com ele seco. Após o banho, em especial o noturno, e se decidir molhar os fios, o ideal é secar o cabelo com uma toalha ou com a ajuda de um secador, em temperatura moderada.

domingo, 21 de agosto de 2011

Organizando a Semana da Casa: Sexta Feira


Sexta feira.
Logo cedinho, depois da caminhada ou da ginástica, lista na mão (que foi feita ontem!) vamos ao supermercado fazer as compras extras para o fim de semana. Comprar o que o cardápio, que já está elaborado, exige. Além de outras guloseimas que não podem faltar, mesmo que não estejam na lista. Sim, porque todas as vezes que se vai ao supermercado, compra-se mais do que o necessário.
Não há problema. Se é para reunir a família, os amigos, os netos, vale toda extravagância nas compras. E, se é somente para você, vale muito também. Todo carinho com você ainda é pouco. Comprar para uma só pessoa. As frutas caem bem, partidas em um pratinho de frutas. O visual dá prazer de saborear.
A geladeira (a limpeza foi ontem e a bebida já está gelando) vai acomodar as travessas com os pratos preparados para o fim de semana. Bandejas são preparadas para facilitar o trabalho de quem não tem ajudante aos sábados e domingos.
Bom final de semana a todos!

Organizando a Semana da Casa: Quinta Feira


O fim de semana vai chegar e a casa precisa ser preparada para recebê-lo. Dia de arrumar, dia de limpar, dia de lavar a cozinha, limpar a geladeira, fazer lista de compras para o fim de semana para não acumular tudo amanhã.
Inicie pela casa. Chão, tapetes, paredes, poeira, lustrar os móveis, limpar os quadros e portas..ufa! Quanta coisa!
Não se desgaste muito na casa, porque a grande tarefa de hoje é a cozinha. Primeiro, esvaziar a geladeira e limpá-la totalmente.
Uma lembrança: arraste a geladeira e limpe cuidadosamente na parte de trás. Uma vez por mês é suficiente para fazer essa manutenção.
Amanhã, talvez seja dia de compras – frutas, verduras, queijos, frios, refrigerantes, e o "armário frio" da casa precisa estar cheiroso e pronto para receber quem vai chegar e se acomodar lá. Terminada a higienização da geladeira é hora de lavar todo o chão da cozinha, bem lavado, pois ninguém merece ficar pisando em gordura. Lavar e higienizar também a bancada e fazer uma boa limpeza nos aparelhos eletrodomésticos, principalmente o quê? O fogão, isso mesmo. Não se esqueça de colocar novos e limpos panos de prato para ser um charme a mais na cozinha cheirosa de limpa.


Organizando a Semana da Casa: Quarta Feira










Bem, se ontem lavou, claro está que hoje é dia de passar.
Existe uma forma de se organizar para a passadoria de roupas. Caso contrário, coitado de quem vai guardar! Tudo fica misturado e o vai e vem é grande, parece até uma ginástica dentro de casa e não tem fim nunca.
Em primeiro lugar, dobra-se toda a lingerie da casa (calcinha, soutien, cueca, meia, pijamas e camisolas). Por quê? Pela simples razão de que são peças que não são passadas por causa do tecido. Porém, bom senso diz que se é de algodão, um ferrozinho tem que ser usado.
Em seguida, toalhas de banho, rosto, piso – roupas de banho que serão automaticamente dobradas e levadas para o armário da rouparia. Ocupam um espaço...
Após, evidentemente que será a vez das roupas de cama. Muita calma, pois são peças maiores e que demandam mais tempo para ficarem prontas. Comece pelas fronhas e depois os lençóis.A grande dificuldade está nos lençóis de elástico.Nada complicado. É questão de muita paciência, mesmo.
Dobre os cantos, junte um ao outro e aí comece a passar o lençol. Passe dos dois lados e continue a dobrar. Coloque-o dentro do lençol virol, acomode as fronhas e dobre na medida do armário onde será guardado (de preferência dentro dos organizadores). A facilidade é que quando for usá-lo novamente, tudo está perfeitamente organizado.
E até amanhã, com um novo post sobre a semana de tarefas a serem feitas na casa.

Lavar Roupas: Lembretes


Simplesmente... 3
* Não misturar roupas brancas com roupas coloridas
* Não colocar um pacote inteiro de sabão em pó ou amaciante
* Não colocar roupa branca na máquina sem esfregar
Atenção, muita atenção-estabelecer uma ordem:
Simplesmente... 3
* Banho com banho
* Cama com cama
* Lingerie com lingerie
Simplesmente...3
* Pano de prato com pano de prato
* Pano de chão com pano de chão
* Pano de serviço com pano de serviço
P.S: as camisas e as toalhas de banho precisam de cuidados especiais. Nesse caso, esfregar colarinho e punhos das camisas e deixar de molho, de preferência dentro do balde e no sol. É o famoso quarar de antigamente..

Organizando a Semana da Casa: Terça Feira

Ontem foi o dia de trocar roupas de cama e banho em todos os quartos e banheiros. Eu disse, TODOS... inclusive os da área de serviço, ou seja, da profissional que trabalha na sua casa.
Então, mãos à obra: hoje é dia de lavar toda a roupa trocada ontem. Roupa branca tem que esfregar, deixar de molho de preferência em água quente (claro, se houver), e, somente após uns 20 minutos é colocada na máquina de lavar. A máquina apenas termina o serviço começado pelas mãos bondosas e afetuosas de quem trabalha na casa, ou até mesmo da dona da casa. Nada de colocar tudo embolado e misturado na máquina. O sabão em pó tem uma medida para a máquina. Não vale despejar o sabão em pó a revelia. Para tal, todo manual tem que ser lido pela responsável, é uma forma profissional de aperfeiçoar ainda mais o trabalho.

Organizando a semana da casa: Segunda feira - dia D

Por que será que desde sempre a segunda feira é o dia oficial de faxina e arrumação de casa?
_ Na segunda feira é dia de trocar roupa de cama e banho, porque no fim de semana toda a família estava reunida e, em casa.
_ Porque a roupa terá mais tempo de ser lavada, de ficar secando no varal e depois retirada para o dia de passar.
Dia de catar as roupas espalhadas, os sapatos tirados fora do lugar e.....os brinquedos. Espalhados desordenadamente por toda a casa, desde a cozinha até a sala de visitas, confundem todas as pessoas e esperam que alguma providência seja tomada.
Mas, ninguém tem coragem de começar...
_ Deixa para a amanhã.
_ Vem a faxineira e ela vai organizar tudo nos devidos lugares e arrumar tudinho.
Amanhã tem mais

Geladeira: todo cuidado é pouco!

Por quê?
Lá é considerado o armário refrigerado (como o próprio nome indica), dos alimentos que ingerimos. Para uma alimentação saudável precisamos ter certos tipos de cuidados também com os aparelhos que nos servem.
Cozinhar com segurança significa ter atenção especial para eliminar os riscos provocados por agentes externos. Por esta razão, limpar a geladeira é uma tarefa de extrema importância na cozinha. De nada adianta achar que geladeira não precisa ser limpa. Precisa sim, toda a semana, um dia antes de ser feita a compra do sacolão: das frutas, das verduras, dos legumes, dos ovos, das carnes, dos embutidos, dos queijos. Quanta coisa!
Higienizar as verduras de folhas, com paciência, em água corrente. Colocar em um recipiente com água, com suco de limão ou vinagre, deixar alguns minutos e depois secá-las em tigelas giratórias e colocar em vasilha (essa pode ser de plástico), entremeada com toalhas de papel para absorver o restinho de água que ainda houver. As saladas cruas pedem cuidado especial, limpezinha rápida, nem pensar.
Existem vasilhas adequadas e testadas por profissionais técnicos que, essas sim, podem ser apropriadas da geladeira. Por favor, vasilhas de plástico somente para alimentos secos, que ainda não foram ao fogão. As que melhor protegem os alimentos são as vasilhas de vidro, podem ser facilmente lavadas , desengorduram com facilidade (nada que uma água bem quente não resolva!), e o que é melhor de tudo, não ficam infectadas por causa da contaminação cruzada.

Regras de Boa Convivência







• Seja alegre e comunicativo. Um “bom dia”, um “alô” custam pouco e rendem muito;

• Seja simples e modesto. Se você possui qualidades “notáveis”, cedo ou tarde os outros notarão isso, como também descobrirão suas imperfeições;

• Não economize sorriso: de todas as moedas circulantes no comércio da vida, o sorriso é a que compra maior porção de alegria pelo menor preço;

• Por falar nisso, não compre briga porque sai caro;

• Interesse-se pelos outros. Só assim os outros acharão você interessante;

• Seja um bom conversador deixando que os outros falem mais;

• Seja otimista. Quem vê tudo na existência pelo lado sombrio do derrotismo raramente cruza com amigos na rua porque a maioria deles dobra a esquina para escapar do encontro;

• Faça aos outros, em lugar de críticas, quantos elogios puder fazer honestamente. As pessoas de um modo geral adoram ouvi-los e quando os recusam talvez no fundo esperem ser elogiados por isso;

• Com os inimigos, declarados ou gratuitos, mantenha a sobriedade do cavalheirismo. Não fale mal por trás nem perca uma oportunidade de reconciliação, dando o primeiro passo, pois nada lhe garante que no dia seguinte um deles não seja a única pessoa capaz de “salvar a sua vida”;

• Compreenda que as pessoas que pensam diferente estão sinceramente convencidas de que o errado é você.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Como resolver o problema da mágoa?

Pesquisadores da Universidade de Columbia, em Nova York, nos Estados Unidos, tentam há anos descobrir os mistérios existentes por trás da mágoa, pois é um dos sentimentos mais desconhecidos pela medicina e pelas ciências do comportamento humano, como a psicologia.

Mas até agora, uma das únicas conclusões a que esses cientistas chegaram é a de que muitas doenças – a maioria delas – são passíveis de cura, porém, até o momento, a medicina não conseguiu achar um antídoto poderoso o suficiente para curar a mágoa.

"Sabemos que a mágoa destrói você de dentro para fora, causando danos, muitas vezes irrecuperáveis, mas não sabemos ainda muito bem porque isso acontece", dizem os cientistas.

A equipe de cientistas da Universidade de Columbia, Nova York, explica também que as reações emocionais disparam a produção de uma série de substâncias que podem alterar a eficácia do sistema imune.

Recentemente, uma área da Medicina, a psiconeuroimunologia, conseguiu demonstrar essa "teoria" na prática, ou seja, a interação entre os estados emocionais e as reações físicas disparadas por eles, podem provocar graves alterações orgânicas.

Tumores podem estar diretamente ligados à mágoas

Desta forma, doenças simples como amidalite, diarreia e dor de cabeça podem estar ligadas diretamente a estados emocionais alterados, principalmente no caso da mágoa. Outras complicações mais graves também podem ser originadas pelo que a medicina chama de "somatização", ou seja, o estado emocional se manifestando diretamente no organismo.

De acordo com os defensores dessa tese, câncer, bronquite, asma, anorexia, hipertensão e doenças coronarianas são as mais "somatizadas" pelo organismo humano. Os tumores seriam os principais efeitos de mágoas mal resolvidas durante anos.

Doenças: um sinal vermelho dado pelo corpo

De forma mais didática, os cientistas explicam que todo sentimento e emoção precisam ser respeitados e compreendidos, para não prejudicarem o corpo e, portanto, as angústias não digeridas levam o corpo a pedir socorro. "Como ele não pode falar, acaba criando doenças para nos chamar à atenção de que devemos mudar de atitude", completam os cientistas.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Queda e Quebra de Cabelo – Saiba como Resolver o Problema


A maioria das mulheres fica desesperada só de pensar em queda de cabelo ou quebra dos fios,e o pior que a maioria das vezes ambas acontecem devido ao uso incorreto ou excessivo de química.Mas é bom saber que tanto a queda de cabelo como a quebra podem estar relacionados também a outros fatores.

Para entender melhor as causas e descobrir a melhor maneira de tratar esses probleminhas capilares preste atenção nas dicas abaixo:
Queda de cabelo

A queda de cabelo causada por fatores genéticos ou emocionais, derruba o fio inteiro, pela raíz, e por isso deve ser tratada por um dermatologista. Uma química malfeita dificilmente causaria esse problema.

A queda de cabelo por inteiro desde a raíz na maioria dos casos ocorre,quando o organismo apresenta hormônios masculinos em excesso , ou está com falta de hormônios femininos. É possível até que a mulher sofra de alopécia androgenética (queda de cabelo ligada a questões hormonais).

Outras situações como por exemplo o stress é capaz de deixar o seu pente ou escova de cabelo repleta de fios . O stress libera cortisol na corrente sanguínea, hormônio que suprime o sistema imune. Também se enquadra nesse caso de queda o desequilíbrio nos hormônios TSH e T4, regulados pela tireoide. Se você sofre desse problema procure imediatamente um médico.
Quebra do cabelo

A quebra do cabelo tem realmente haver com o uso de químicas fortes ou aplicações inadequadas. A quebra do cabelo pode ser facilmente notada ao passar a mão pelo couro cabeludo e sentir os “toquinhos” dos fios. Já nessa situação a solução é evitar a química que causou a quebra do fio. Uma boa dica é apostar nos shampoos antiquebra,massagens estimulantes do couro cabeludo,evitar frituras, ingerir bastantes líquidos e fazer uma alimentação saudável.

Vale lembrar que uma pessoa que tem uma alimentação saudável rica em vitaminas e proteínas certamente terão cabelos fortes e saudáveis.E que toda química deve ser sempre realizada por profissionais realmente qualificados, e ao observar qualquer tipo de queda ou quebra do cabelo o ideal é sempre procurar um médico dermatologista.

sábado, 23 de abril de 2011

Como ser uma boa esposa e ao mesmo tempo uma boa amante

Como ser uma boa esposa e ao mesmo tempo uma boa amante

Queridas leitoras,

Este tema foi sugerido por uma mulher que acessou o blog e eu o achei muito interessante, pois traz uma situação que é difícil para a maioria de nós mulheres compreender como isto é possível ou até se é possível.

Eu penso que isto é possível sim, somente é necessário que se compreenda o que é ser uma boa esposa e o que é ser uma boa amante.

Penso que este assunto nos remete ao tempo em que a mulher foi classificada em duas principais categorias: mulheres de boa conduta, que eram as mulheres de família como era chamado, e as mulheres de má conduta, as prostitutas, cortesãs e as amantes. Assim, as mulheres jamais podiam ser ao mesmo tempo esposas e amantes de seus maridos, pois uma esposa jamais se comportaria como uma amante. A esposa era para gerar filhos e não para sentir e dar prazer aos seus maridos, ficando esta função às amantes, às cortesãs e mulheres que normalmente vivam nas casas de prostituição e bordéis, que chegaram até a ser famosos, muito prósperos financeiramente e bem freqüentados pelos homens da sociedade, dentre eles os casados que iam em busca do prazer que não obtinham com suas esposas.

Nesta época cabia a mulher aceitar este comportamento masculino como normal, nem tendo o direito de discuti-lo, apenas aceitá-lo e fazer de conta que nada sabiam. O homem desta época separava os sentimentos em relação à esposa, pois também tinha a crença de que esta era para ser respeitada como a mãe ou futura mãe dos filhos. Havia uma idéia de que as esposas eram “intocáveis” devendo cumprir suas obrigações sexuais apenas no papel de “esposa quase que santificada”.

A mulher era educada para assim se comportar e nessa época tinha pouco esclarecimento sobre o que realmente significava um relacionamento íntimo sexual, e o verdadeiro sentido do casamento e do companheirismo. A maioria se casava bem jovem sem se quer saber sobre sexo, descobrindo-o através do próprio casamento na maioria das vezes na noite de núpcias.

O tempo passou, as mulheres mudaram e os homens também, porém algumas coisas ficaram desse passado principalmente as dificuldades em relação à sexualidade feminina, assunto que ainda é queixa tanto das mulheres quanto dos homens que hoje buscam em suas companheiras “a esposa e a amante”.

Porém como dar conta das duas coisas ao mesmo tempo? Será que há espaço para isto? Como ser esposa atenciosa, mãe cuidadosa, uma boa profissional, boa dona de casa e ainda boa amante? Para responder a isto é necessário se levar em conta o grau de exigência da mulher ou do homem em relação a isto, as crenças e aos valores envolvidos nesta questão.
Existe por exemplo a crença de que a amante é aquela que está sempre disponível para um relacionamento sexual, pois ela está ali somente para isto. É a mulher-gueixa, que cuida de seu homem, de seu bem estar físico, ouve suas queixas, compreende seus desabafos, está sempre pronta para tudo, até para adormecê-lo se for o caso e recebe sempre o melhor dele.

Se você esposa, cheia de compromissos e ocupações com milhares de coisas durante o dia e semanas sem fim pensar desta forma, você nunca será uma amante de seu marido, pois jamais terá espaço na sua vida para cumprir este papel de acordo com esta visão. Se por outro lado você pensar que ser a esposa é somente receber o pior de todo o relacionamento, também não dará certo. Penso que a solução é ajustar as expectativas e buscar uma consciência que reúna a esposa dedicada com a boa amante.

Há ainda a crença da amante ser aquela que sente e dá o prazer sexual sempre numa mesma intensidade, ou seja na intensidade da paixão. Porém, num relacionamento, mesmo a intensidade do prazer sexual vai mudando com o passar do tempo, sem esquecer que o sexo é em elo com o amor. Tudo na natureza é em constante mutação, por isto não se pode alimentar a crença de que para ser uma boa amante é necessário manter o desejo sexual lá no alto e sempre do mesmo jeito.

É necessário que a mulher compreenda que necessita abrir um espaço para a relação íntima e que isto não depende somente da mulher, depende de seu companheiro também. É importante você se auto-observar em relação a suas crenças sobre este assunto, pois você pode ter conflitos internos em relação ao seu comportamento sexual, se parecerá vulgar ou não, se bloqueando em relação a sua expressão. É importante também, que você seja bem resolvida com você mesma em relação a isto, pois há mulheres que não aceitam que o relacionamento sexual pode mudar e que as necessidades sexuais acompanham o ritmo do nosso dia-a-dia; portanto, não dá para ser a boa amante o tempo inteiro, pois haverá momentos em que a boa esposa é que estará no comando.

É necessário, contudo reunir a boa esposa e a boa amante e não separá-las como se uma fosse antagônica à outra, ou impossível de ambas conviverem em harmonia. Penso que o conflito se encontra nos valores sobre o comportamento sexual feminino e a própria sexualidade feminina, ou seja, a individualidade da sexualidade de cada mulher. O importante é você ser verdadeira tanto como esposa quanto como amante e desconstrua as fantasias que tanto incentivam as ilusões sexuais, pois cada ser mulher em sua individualidade é um universo a ser descoberto, bem como cada casal.
Nunca faça nada que vá contra seus princípios e valores essenciais; não exija de si o que você não consegue dar; se acha que as coisas não andam bem, procure ajuda de um bom profissional. Transforme a crença de que a boa esposa não combina com a boa amante. Seja feliz e se realize.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Porque a Aliança é Usada no Quarto Dedo?

UMA LENDA CHINESA, CONSEGUIU ESPLICAR DE UMA MANEIRA BONITA E MUITO CONVINCENTE :
Os polegares representam os pais, os indicadores os irmãos e amigos, os dedos médio representa a vc mesmo. O dedo Anelar(o quarto dedo)representa o seu cônjugue, o dedo mindinho representa os seus filhos.
Agora junte suas mãos palma com palma, une os dedos médios, de forma que fiquem apontados para vc mesmo, como na imagem.
Agora tente separar de forma paralela os polegares(representam seus pais), vc vai notar que eles se separam porque seus pais não estão destinados a viver com vc até o dia de sua morte, una os dedos novamente.
Agora tente separar os dedos indicadores(representam seus irmãos e amigos), vc vai notar que também se separam porque eles também se vão e tem destinos diferente como casar e ter filhos. Tente agora separar da mesma forma os dedos mindinhos(representam seus filhos)estes também se abrem porque seus filhos crescem e quando já não precisam mais de nós de vão, una os dedos novamente.
Finalmente, tente separar seus dedos anelares(que representa seu cônjugue) e vc vai se surpreender ao ver que simplesmente não consegue separá-los. Isto se deve ao fato de que um casal está destinado a está unido até o ultimo dia de sua vida e é por isso que o anel se deve usar neste dedo.

terça-feira, 19 de abril de 2011

PEQUENOS SACRIFÍCIOS SIGNIFICANTES NO CASAMENTO

  • Espere para dormir com ele. Não vá dormir sem ele, mesmo se você está super cansada. É falta de respeito e praticamente diz o seguinte: não vale a pena esperar por ele.
  • Cozinhe para ele. Comida feita em casa é mais gostosa e saudável. Mostra o seu carinho pela sua família, mais ainda quando você está cansada, quando você tem tantas outras coisas para fazer... Se ele gosta de comer batatas, aprenda receitas com batatas, ele vai adorar!
  • Permita que ele tenha o privilégio de escolher a roupa que ele quiser colocar de manhã. Isso quer dizer que as roupas terão que está lavadas e passadas para que ele possa as escolher. As vezes a mulher deixa para cuidar das roupas de vez em quando ao ponto de ter que passar uma camisa de manhã para o marido colocar. Isso não é legal... Se você não tem tempo de cuidar das roupas dele, não pense em ter filhos já que você não está dando conta do seu próprio marido.
  • Esteja sempre bonita para ele - diariamente. Não importa se você fica em casa o dia todo ou não, procure cuidar da sua aparência todos os dias. É muito importante e também mostra para ele o quanto você o quer ver feliz e realizado. Se ele chega em casa a noite e você cheira a galinha, não espere que ele seja romântico!
  • Diga a ele o quanto você o acha atraente. Mostre o quanto você é apaixonada por ele nos comentários de amor, de como ele é bonito, o quanto você admira o seu corpo, cabelo, olhos, sorriso, inteligência, enfim... em tudo. Se você o faz sentir como um rei, ele vai fazê-la sentir como uma rainha.
  • Enche-o de beijos e abraços! Essa é uma outra maneira de mostrá-lo como você é apaixonado por ele. Nunca saia de casa ou chegue em casa sem beijá-lo primeiro...
  • Se interesse no que ele faz, no que está acontecendo na vida dele. Se envolva no seu dia, ajude-o, auxilia-o, procure está ao seu lado em tudo.
Tem tanta coisa para acrescentar nesta lista... mas acho que é melhor parar por agora e deixá-la engolir essa listinha primeiro (Não quero ninguém se engasgando) Uma coisa é certa, se você fizer isso, você vai ver mudanças de imediato!

domingo, 17 de abril de 2011

O Significado das Cores dos Esmaltes

O Significado das Cores dos Esmaltes

Posted: 16 Apr 2011 09:09 AM PDT

Você sabia que a cor do esmalte escolhido para pintar as unhas, pode dizer sobre o seu estado de espírito? A cor do esmalte pode representar uma maneira inconsciente de expressão dos sentimentos e da personalidade. Algumas linhas de estudo, como a cromoterapia, defendem que as cores têm influência no organismo e no comportamento, podendo até mesmo harmonizar e equilibrar o organismo.

Diante disso, a escolha da cor do esmalte pode, mesmo que não cientificamente, estar relacionada a uma manifestação da personalidade. A escolha do esmalte pode estar baseada nas condições circunstanciais de sua vida. Determinada cor pode dar indícios sobre caráter e até mesmo de temperamento.

Segundo a psicóloga Eide de Oliveira Davalos, cada cor tem um significado especial. Confira na tabela abaixo os significados atribuídos a cada tonalidade:

Esmaltes Vermelhos : Representam motivação, entusiasmo, iniciativa, espírito de pioneirismo e disposição para agir.

Esmaltes Laranjas :Criatividade e alegria, confiança, coragem e atitude positiva frente à vida são representadas por estes tons.

Esmaltes Azuis e verdes : Indicam inteligência, eficiência, tranqüilidade, comunicação, estabilidade, mas causam sensação de frieza e mistério.

Esmaltes Rosas e lilases :Pessoas com respeito próprio, dignidade, pessoas altamente criativas e inovadoras.

Esmaltes Cinzas e pretos :Revelam medo e depressão, reduzem as emoções, mas também transmitem estabilidade e sucesso.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Descobertas sexuais


3 a 4 anos
Descobertas sexuais

Seu filho gosta de mostrar o pênis em público? Por mais constrangedora que possa ser a situação (só para você, pois ele não está nem aí), tente se desesperar pouco! Especialistas em educação sexual infantil explicam que a masturbação, ou a brincadeira com os órgãos genitais, prática que se inicia aos 3 anos, é normal. Ela faz parte do desenvolvimento da criança e não causa problemas. Quando a criança se toca, seja menino ou menina, o cérebro manda uma resposta de prazer, por isso ele sente, por exemplo, a ereção. Essa resposta vai se intensificando com a idade. Ospais devem dar o limite, sem brigas ou constrangimento. Mesmo na sala de casa é ruim. Imagine como pode ser receber visitas numa situação dessas?

Fale com a criança, explicando que todos passaram por isso, que é comum, gostoso, mas que nem por isso pode ser feito em qualquer lugar. Como é algo muito íntimo, deve ser feito no quarto, sozinho e de porta fechada. Ninguém mais pode mexer com ele desse jeito – é uma prevenção contra abusos e uma educação importante. No banho com os pais, eles podem querer tocar os genitais também, para conhecer. Se os pais não se sentirem à vontade, digam para tocar somente o dele, e é melhor não repetir os banhos para a criança não achar que aquilo é algo ruim, feio e sujo. Algo que não é. Esse comportamento tende a desaparecer com a idade – e volta com mais intensidade na adolescência. Fale com os professores na escola para terem o mesmo discurso.


sexta-feira, 11 de março de 2011

Tipos de unha



Harmonia e simetria são duas palavras que devem ser levadas em conta quando o assunto é beleza. Um tipo de rosto fica melhor com um determinado corte de cabelo, um certo olhar combina mais com um tal traço de sobrancelha, um determinado quadril veste melhor em um estilo de biquíni e por aí vai. O mesmo acontece com suas mãos e unhas. Isso porque cada formato de mão fica melhor com diferentes tipos de unhas.

Olha só:

- Se você tem dedos curtos e grossos, mantenha as unhas curtas ou médias e prefira os formatos arredondados e ovais.

- Dedos curtos e finos ficam bem com unhas médias e ovaladas - para alongar.

- Quem tem dedos longos e grossos pode usar unhas médias ou compridas e lixá-las quadradas ou com as pontinhas arredondadas.

- Dedos longos e finos pedem unhas médias ou compridas e pontiagudas - o que alonga o comprimento da mão deixando-a mais delicada e feminina.

Mas, lembre-se: não existe regra. Aqui vale um pouquinho da ilusão de ótica (para disfarçar o que não se gosta e exaltar o que se quer) e o bom senso, sempre. No fim das contas, o importante mesmo é ter unhas limpas e saudáveis e se sentir confortável com a sua mão e no manuseio diário, certo?

quinta-feira, 10 de março de 2011

Organizar para desorganizar



As aulas começam e enfim a rotina volta à sua casa: alimentação, sono, hora de brincar, de tomar banho, tudo entra nos trilhos, certo? Mais ou menos. Fevereiro é um mês de adaptação das crianças e nossa também. Volta a correria na hora de sair de casa e o checklist sem fim: preparar o lanche, separar as roupas que vão na mochila, checar o material, o horário da aula de natação (ou de qualquer outra atividade que seu filho faça), quem leva, quem busca, o cardápio do jantar, o ritual da hora de dormir, as compras no mercado, as instruções para quem vai ficar com seu filho quando você estiver no trabalho. Isso para ficar na lista bem básica… Porque o presente de aniversário que você vai comprar de última hora, as combinações para ir na casa do amigo, a reunião com a professora da escola, os desafios no seu trabalho, a depilação, a manicure e, claro, o tão desejado espaço para você também vão ocupar não apenas seus pensamentos, mas muito do seu tempo.

A reportagem de capa desta edição foi planejada e editada com o objetivo de ajudá-la a organizar tudo isso. Leia as 84 dicas e experimente fazer o seguinte: pegue uma caneta e um papel – ou abra seu computador – e anote tudo que você tem que fazer (e também o que você quer fazer) no seu dia a dia. Se preferir, faça no formato de uma agenda semanal básica. E veja como encaixar nossas sugestões, o que pode mudar, eliminar, transformar. Às vezes ficamos tão presos a alguns hábitos que não conseguimos ver que poderíamos fazer de maneira diferente e, muitas vezes, mais simples.

E que fique bem claro: o objetivo de tudo isso é não torná-la uma burocrata cheia de tabelas e planilhas por todos os lados. Ter uma rotina mais organizada é o que vai propiciar sair dela sem traumas! Se tudo está correndo bem, se você não precisa apagar pequenos incêndios o dia todo, todos os dias, fica mais fácil de encontrar uma maneira de sair um pouco mais cedo do trabalho para fazer uma surpresa para seu filho na porta da escola ou preparar um jantar diferente. Com a rotina bem planejada, você pode mudar de ideia, ou inventar tantas outras, para tornar sua vida e a de sua família mais divertida, e feliz. Experimente!

Beijos,


terça-feira, 8 de março de 2011

Lugar do afeto

Não basta fazer amigos. É preciso mantê-los, dizem especialistas

Amigos para sempre




É uma coisa esquisita, mas fica horrivelmente mais difícil fazer amigos depois da adolescência. A conclusão é do psicanalista Francisco Daudt da Veiga, exposta no seu livro "O Amor Companheiro", que fala sobre a amizade e seus desdobramentos. Mas, apesar das dificuldades, a vontade de compartilhar o próprio universo - esse amor companheiro, livre do desejo sexual - continua sendo uma das melhores coisas da vida.


E por que, afinal, é tão difícil fazer amigos? "Porque é algo que requer de duas pessoas abertura, confiança, afinidade, privacidade e tempo de investimento. A reunião de tantos fatores depois que ficamos adultos é muito rara, portanto difícil", responde Daudt. Ao mesmo tempo, o autor afirma que se torna mais fácil conquistar novos amigos depois dos 50 anos, quando "os receios do que vão dizer diminuem e o poder de escolha e o tempo disponível aumentam".


Daudt acredita que a base de fazer amigos não é muito diferente de paquerar: é preciso ter vontade. Ele cita inúmeras situações de convívio que criam oportunidades para isso: cursos, universidades, grupos de estudo, agremiações com fins variados. E a internet, por sua vez, está aí para dar uma mãozinha.

Segundo Daudt, o e-mail é um reavivador de amizades antigas, "um grande lugar para a palavra breve e afetuosa: é o cartão-bilhete renascido", garante.


João Maia, pesquisador e professor de Teoria da Comunicação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), concorda que a internet é um ótimo lugar para fazer amigos. E destaca a facilidade que ela tem de agrupar tribos de interesses comuns. Mas como confiar em uma pessoa cuja face às vezes sequer conhecemos? Será que as amizades feitas no mundo virtual são válidas também para o real?


"Eu não faço distinção entre o virtual e o real. O que existe do outro lado da tela é sempre uma pessoa, com sua carga de mentiras e verdades, da mesma forma que no contato face a face. A vida é construída de encontros e desencontros, e a internet é um canal, uma possibilidade de estabelecer novos contatos", afirma.


Maia cita uma prova do sucesso dessas amizades via web: a profusão de ircontros, organizados por pessoas que se conheceram na rede, numa analogia a expressão IRC, Internet Related Chat, bate-papo na internet. Para ele, a rede tem um papel muito parecido com a correspondência feita antigamente, quando as pessoas passavam anos sem se ver, mas estabeleciam laços de afeto pela troca de cartas. "As pessoas constantemente inventam instrumentos para eliminar a distância entre si, e isso é uma coisa muito boa", garante.


Mas não basta fazer amigos. É preciso também mantê-los. Em seu livro, Daudt cita exemplos de certos cuidados que todos deveríamos tomar para preservar as amizades. Ele afirma que é preciso constantemente "aquecer o coração" daqueles que amamos: "Aquecer o coração é o pequeno gesto que, de tão pessoal, aciona a sensação de que alguém nos vê, nos percebe e gosta da gente. Outro dia um amigo me ligou só para dizer que os livrinhos do Carlos Zéfiro vão voltar às bancas. Que legal, que carinhoso e cúmplice, que nostálgico e pessoal, que consideração com nossa memória e nossa adolescência pela vida afora. Aqueceu meu coração". Simples assim.


terça-feira, 1 de março de 2011

Veja as vantagens da escova progressiva inteligente


Divulgação

O retoque pode ser realizado a cada 20 dias, no mínimo










se você deseja tornar as madeixas mais lisas mas não tem paciência de esperar três dias para lavar os fios pode comemorar. Agora, a novidade é fazer a escova progressiva inteligente, que já foi aprovada pela atriz Quitéria Chagas.

» Veja fotos do tratamento

Veja também:
» Mantenha os cabelos impecáveis depois da
escova progressiva


"Ela é chamada inteligente porque os cabelos podem ser lavados no mesmo dia", explica o cabeleireiro Anysio Estevão, do Piu Bella Capelli, no Rio de Janeiro.

De acordo com o especialista, as vantagens não param por aí. Não se trata exclusivamente de um alisamento, mas também de um tratamento profundo dos cabelos. "É um tratamento composto de partículas de formol, o formaldeído, e a base de castanha-do-pará", diz Anysio.

O processo consiste em quatro etapas e dura, aproximadamente três horas. A primeira delas começa já no lavatório com o uso do xampu anti-resíduo para limpar o couro cabeludo e abrir as cutículas dos fios. Em seguida, seca o cabelo com o secador e aplica o produto.

No terceiro passo, os cabelos - já com a química - passam novamente pelo secador. Depois, eles são submetidos à chapinha com o intuito de fechar as cutículas. Por fim, é colocado um neutralizante por 10 minutos para hidratar as madeixas.

Pronto! Você já pode lavar os cabelos e deixá-los secar naturalmente. Eles ficarão macios e com brilho intenso.

O cabeleireiro diz que a progressiva inteligente dá um aspecto mais natural porque proporciona movimento. A única recomendação é utilizar um xampu sem sal para prolongar os efeitos do tratamento.

Os resultados, porém, variam de pessoa por pessoa. Cabelos muito enrolados não vão ficar completamente lisos, mas sim com cachos mais abertos e bem formados.

O retoque pode ser feito, no mínimo, a cada 20 dias. As adeptas da técnica fazem a cada um ou dois meses.

sábado, 15 de janeiro de 2011

ABUSO INFANTIL

Abuso infantil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Série de artigos sobre
Pedofilia
Dialética do pedofilismo
Questões legais
Crimes relacionados

O abuso infantil, ou maltrato infantil, é o abuso físico e/ou psicológico de uma criança, por parte de seus pais - sejam biológicos ou adotivos - por outro adulto que possui a guarda da criança, ou mesmo por outro adultos próximos à criança (parentes e professores, por exemplo).

O abuso infantil envolve a imperícia, imprudência ou a negligência (estes elementos constituem a definição legal de "culpa") ou um ato praticado com dolo por parte do adulto contra o bem-estar ou a saúde da criança, como alimentação ou abrigo. Também comumente envolve agressões psicológicascomo xingamentos ou palavras que causam danos psicológicos à criança, e/ou agressões de caráter físico como espancamento, queimaduras ou abuso sexual (que também causam danos, psicológicos inclusive).

Os motivos do abuso infantil são vários, entre elas, destacam-se a própria ingnorância do que é abuso infantil - neste sentido veja-se quão nóvel é a temática no nosso Brasil da síndrome da alienação parental [1], e, é claro, os resultantes de transtornos vários da mente humana [2], além de vícios, como o alcoolismo e o uso de drogas ilegais. Muitas vezes, os pais/cuidadores da criança são pobres e/ou possuem pouca educação, e podem tentar impedir o acesso da criança aos serviços médicosnecessários, evitando a descoberta do abuso por parte dos médicos.

Super-proteção dos pais em relação à criança é também uma forma abuso infantil, embora à primeira vista não o pareça, por possuir origens totalmente diferentes dos outros tipos de abuso.

Índice

[esconder]

[editar]Diferentes Manifestações da Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes

[editar]Violência doméstica física

Segundo Azevedo & Guerra (2007) Corresponde ao emprego de força física no processo disciplinador de uma criança ou adolescente por parte de seus pais (ou quem exercer tal papel no âmbito familiar como, por exemplo, pais adotivos, padrastos, madrastas). A literatura é muito controvertida em termos de quais atos podem ser considerados violentos: desde a simples palmada no bumbum até agressões com armas brancas e de fogo, com instrumentos (pau, barra de ferro, taco de bilhar, tamancos etc.) e imposição de queimaduras, socos, pontapés. Cada pesquisador tem incluído, em seu estudo, os métodos que considera violentos no processo educacional pais-filhos, embora haja ponderações científicas mais recentes no sentido de que a violência deve se relacionar a qualquer ato disciplinar que atinja o corpo de uma criança ou de um adolescente. Prova desta tendência é o surgimento de legislações que proibiram o emprego de punição corporal, em todas as suas modalidades, na relação pais-filhos (Exemplo: as legislações da Suécia - 1979; Finlândia - 1983; Noruega - 1987; Áustria - 1989).

[editar]Violência doméstica psicológica

Segundo Azevedo & Guerra (2007), a violência psicológica também designada como "tortura psicológica", ocorre quando o adulto constantemente deprecia a criança, bloqueia seus esforços de auto-aceitação, causando-lhe grande sofrimento mental. Ameaças de abandono também podem tornar uma criança medrosa e ansiosa, representando formas de sofrimento psicológico.

Pode se manifestar como:

  • Isolamento emocional
  • Dificuldades de fala ou linguagem
  • Ausência de contato olho-a-olho
  • Medo (real ou aparente) da vítima em relação ao agressor(es)

[editar]Violência sexual

Segundo Azevedo & Guerra (2007), configura-se a violência sexual doméstica como todo ato ou jogo sexual, relação hetero ou homossexual, entre um ou mais adultos e uma criança ou adolescente, tendo por finalidade estimular sexualmente esta criança ou adolescente, ou utilizá-la para obter uma estimulação sexual sobre sua pessoa ou de outra pessoa. Ressalte-se que em ocorrências desse tipo, a criança é sempre vítima e não poderá ser transformada em ré. A intenção do processo de Violência Sexual é sempre o prazer (direto ou indireto) do adulto, sendo que o mecanismo que possibilita a participação da criança é a coerção exercida pelo adulto, coerção esta que tem raízes no padrão adultocêntrico de relações adulto-criança vigente em nossa sociedade... a Violência Sexual Doméstica é uma forma de erosão da infância.

[editar]Negligência

Segundo Azevedo & Guerra (2007, a negligência consiste uma omissão em termos de prover as necessidades físicas e emocionais e uma criança ou adolescente). Configura-se quando os pais (ou responsáveis) falham em termos de alimentar, de vestir adequadamente seus filhos, de prover educação e supervisão adequadas, e quando tal falha não é o resultado das condições de vida além do seu controle. A Negligência pode se apresentar como moderada ou severa. Nas residências em que os pais negligenciam severamente os filhos, observa-se, de modo geral, que os alimentos nunca são providenciados, não há rotinas na habitação e para as crianças, não há roupas limpas, o ambiente físico é muito sujo com lixo espalhado por todos os lados, as crianças são muitas vezes deixadas sós por diversos dias. A literatura registra entre esses pais, um consumo elevado de drogas, de álcool, uma presença significativa de desordens severas de personalidade. Recentemente, o termo vem sendo ampliado para incorporar a chamada supervisão perigosa. [Cf. Azevedo, Maria Amélia e Guerra, Viviane N. de Azevedo (1998:184 e ss). Infância e violência fatal em família. São Paulo: Iglu]

[editar]Violência Doméstica Fatal

Segundo Azevedo & Guerra (2007, a violência fatal é aquela praticada em família contra filhos ou filhas, crianças e/ou adolescentes, cuja conseqüência acaba sendo a morte destes. Tem sido denominada, impropriamente, de infanticídio (quando a vítima é um bebê em suas primeiras horas de vida), assassinato Infantil (homicídio de crianças no lar ou fora dele), ou filicídio (morte dos filhos praticada por pais consangüíneos ou por afinidade). A impropriedade desses termos decorre do fato de serem:

parciais, não cobrindo todo o espectro de vítimas e/ou agressores; genéricos, misturando, por vezes, sob uma mesma rubrica, mortes ocorridas dentro e fora da família, ou ainda, conceituações médicas com outras de caráter legal; camuflar dores da violência subjacente às ações ou omissões fatais praticadas em família.

[editar]Super-proteção

No caso de super-proteção familiar, os pais/cuidadores da criança muitas vezes são bem educados; o abuso neste caso é a super-proteção dado à criança, que a isola da sociedade. Motivos são vários, como alta criminalidade na região ou outro medo irracional dos pais. Este risco aumenta se a criança e a família vivem em lugares isolados como uma fazenda, por exemplo.

  • Isolamento emocional
  • Isolamento da criança em relação à sociedade
  • Timidez acima do normal; poucos ou nenhum amigos
  • Ótimo desempenho escolar nos primeiros anos escolares, com posterior queda na adolescência
  • Ausência de contato olho-a-olho
  • Agressividade dirigida principalmente (ou apenas) contra pais/cuidadores.
  • Dificuldades de fala e linguagem
  • Medo de novas relações
  • Falta de interesse sexual
  • Incapacidade de cuidar-se de si mesmo(a)
  • Raramente vai a lugares públicos, com a possível exceção da escola